terça-feira, 26 de junho de 2012

Ateísmo Juvenil

(por Vitor Ferreira)



Recebi uma indicação de um canal de vídeo no Youtube, chamado “Desce a letra”, cujo apresentador chama-se Cauê. Após assistir inúmeros vídeos, percebi a tendência ateística ou cética, como queira, deste apresentador. O que ficou mais evidente é que a força da argumentação do Cauê não está pautada em conhecimentos sólidos, palpáveis, mas sim na retórica, na forma em que ele apresenta as suas idéias. Embora os vídeos sejam carregados de palavras de baixo calão, atraem a atenção do público jovem. E não se engane, pois se você realizar uma pesquisa na juventude de sua igreja saberá que muitos conhecem este canal e até simpatizam com o mesmo. Bem, o fato é que este canal possui no mínimo 600.000 visualizações (alguns chegam a mais de um milhão) por postagem, o que realmente é um número muito expressivo. Agora você imagine o que as pessoas, principalmente os jovens, têm pensado acerca da pessoa de Deus e de sua Igreja, influenciados pelos “pensadores internautas” de hoje em dia, como PC Siqueira, Felipe Neto e o próprio Cauê, campeões de audiência na internet.
O Cauê fala sobre vários assuntos, mas uma vez e outra sempre toca no assunto igreja, e sempre em menção à televisa, que como todos podemos perceber possui condutas questionáveis. Essas denominações são um prato cheio para aqueles que não gostam de nenhum tipo de religião, principalmente o cristianismo, pois sempre repetem a opinião formada de que a nossa sociedade foi moldada por ele, por isso a sociedade possui muitas características que eles julgam ruins. Argumentos como a religião impede a liberdade da criatividade humana e coisas do tipo, coisas que Nietzsche disse no final do século 19, algo que todo “intelectual” consegue ter acesso e reproduzir como se fosse um pensamento inovador.
Agora gostaria de dar exemplos de coisas que assisti nos vídeos e dar um parecer cristão:
Vídeos
ANENCEFALIA RELIGIOSA E ABORTO - NOVO VIDEO CAUE MOURA DESCE A LETRA 
(Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4TRym3jQY3M)
Eu não sei, mas é algo tão óbvio perceber que o Cauê nem se deu o trabalho de pesquisar sobre o assunto, e se pesquisou no mínimo foi omisso com a informação, pois ele só expôs a visão da mãe e do pai, egocêntrica em sua natureza, e não trouxe a questão da vida e direitos do feto. Na realidade para ele o feto não é um ser humano, mas sim um subumano sem direito, pois afirmou que se a igreja é contra o aborto pois termina com uma vida, deveria ser contra a masturbação de um homem que no ato da ejaculação “aborta” milhares de futuros bebês. Parabéns Cauê, você possui uma inteligência invejável! O pior é que muitas pessoas acham o Desce Letra o canal da sapiência contemporânea!
O aborto é algo abominável para a igreja cristã, pelo menos para as que possuem uma teologia pautada nas Escrituras, pois o direito de dar a vida e de tirá-la pertence a Deus. Acredito que minha declaração anterior não necessita de muitas explicações, pois creio que
estou falando para um público adulto, e que possui inteligência suficiente para entender o que quero dizer. Pois senão terei de explicar caso por caso, ex: homicídio, guerras, pena de morte, e tudo mais. Para resumir, a culpa de tais coisas não é de Deus, e está a milhões de anos luz de o ser. A culpa de toda esta maldade está em algo chamado PECADO.
Na questão aborto, tudo se resume em onde começa a vida. Na fecundação? No nascimento? Quem arrisca dizer? Digo que este mistério pertence ao Senhor Deus criador.
Para finalizar este assunto, o Cauê dá sua explicação de que às vezes acidentes acontecem na relação sexual, daí a gravidez acontece. Acidente aqui é igual à concepção de um filho, e ele nem estava fazendo menção de caso de estupro, mas sim de uma relação sexual casual, promíscua para falar claramente. Quem é o desumano neste caso? Onde está o ateísmo em tudo isto? Preciso mesmo responder?...



PC Siqueira PC na TV Urina, ateísmo e memórias ruins!



(Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QedWMCi-ItU&feature=related)
E Aborto, Crentes e instagram



No 2º vídeo o apresentador PC Siqueira é enfático em dizer que é a favor do aborto, mas não que deseje que todas as mulheres façam aborto com frequência, mas somente em casos de necessidade como gravidez indesejada (tão subjetivo quanto à cabeça de qualquer um), anencefalia, resumindo, a mulher que desejar realizar o aborto por algum motivo deve ter este direito, pois afinal é ela é que abriga em seu ventre o bebê e é a progenitora da vida (mas no caso do aborto, seria da morte). Opinião semelhante ao do Cauê, mas este assunto já foi abordado anteriormente.
Agora falando de ateísmo propriamente dito, o PC se revelou uma espécie de ateu militante, pois em diversas declarações ele afirma não existir Deus e tenta influenciar pessoas. Ele ataca as igrejas televisas, e é realmente difícil apoiá-las, e usa como exemplo os escândalos para reforçar que as igrejas são instituições que visam lucro e estabelecem a ignorância nos fiéis, pois estes não têm liberdade de expressão. Essa questão da ignorância dos cristãos, só para constar, já foi tratada pelos Pais da Igreja (teólogos e bispos dos primeiros séculos), sendo um deles Orígenes, um grande defensor neste sentido, pois nessa época a religião cristã era tida como para ignorantes (não é engraçado). Revertido esse estereótipo no passado, os ateus a partir do iluminismo querem trazer de volta esta nomenclatura para os cristãos. É muita soberba achar que só porque estamos nos século 21, somos mais sábios do que as pessoas da antiguidade. Nós estamos certos e eles estavam errados. O próprio Isaac Newton admitiu em sua frase célebre “Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes” fazendo menção ao grande conhecimento de seu antecessores. Como agora alguns querem jogar no lixo e desprezar tudo o que as pessoas do passado acreditavam, escreveram e deixaram para nós. Isto não apenas para a religião, mas para tudo na vida.
Tentar provar a existência de Deus para um ateu é algo praticamente impossível, pois da mesma forma que para ele é impossível à crença em Deus, também é impossível para os que acreditam conceber a ideia da inexistência. Para que um ateu passe a acreditar em Deus, é
necessário que primeiro este creia na Bíblia, e isso somente se dá através da ação do Espírito Santo de Deus, pela pregação da Palavra.



Conclusão
Este artigo não visa destruir a imagem dos apresentadores dos canais no Youtube, discutimos e criticamos ideias, e não pessoas. É necessário realizar esta diferenciação.
Este assunto é muito extenso e difícil de tratar. Espero que tenha servido de alerta para nós cristãos genuínos, para que perseveremos em estudar a Palavra de Deus, e em anunciar a boa e sadia doutrina de Cristo. Não vivamos alienados do mundo, nem em discussões vãs entre nós mesmos, mas sejamos mais influentes na sociedade exibindo o bom caráter de Cristo, Senhor nosso. E quanto a você, que tem envergonhado ou ajudado a envergonhar o evangelho de Cristo, dizendo-se cristão e não tendo uma vida conforme os padrões da Palavra de Deus, lembre-se que no Grande Dia daremos contas ao Senhor de nossas ações, então mude de atitude enquanto há tempo.
Que o Senhor nos guarde contra todos os ventos de heresias, e nos ajude a perseverar até o fim, em dias de grande incredulidade e perversão.



Graça e paz.

Um comentário:

  1. Excelente material para um blog! Excelente mesmo!

    1. Formatação poderia ser melhor.

    Nota: 9,0

    ResponderExcluir